Imunidade - Parte 3

“Vida longa e próspera"

Bem ... talvez!

Agora que você leu a PRIMEIRA e a SEGUNDA parte do tópico sobre imunidade, você já sabe como funcionam nossas células e a importância que têm no fantástico mecanismo de defesa contra invasores, agentes tóxicos e agressivos, e também como o desenvolvimento da autoconsciência corporal pode ajudá-lo a cuidar de doenças precocemente .


Neste Blog quero enfatizar DUAS AÇÕES que realizamos todos os dias de nossas vidas e que a qualquer momento podem estragar toda tentativa de fazer esse sistema imunológico existir, que esteja disponível e que também tenha capacidade para cumprir sua missão para manter o corpo saudável.


Há uma palavra mágica ligada a essas duas ações e é: HÁBITO.

Você entenderá a ideia ao longo desta leitura, mas, faço uma advertência de que a parte complicada para "a mágica ser feita" é que depende apenas de cada um ter a atitude e a disposição para eliminar alguns hábitos ruins e desenvolver novos hábitos saudáveis .


Como costumo dizer, "as sementes de limão só podem dar limões." Óbvio, mas é necessário entender melhor esse ditado.

Se você já me acompanhou em outras postagens do Blog ou nas redes sociais da Doctor Eco Spa, já sabe algo sobre os 8 Pilares da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e sua importância para a saúde. Neste post, mais uma vez, quero que você saiba como se beneficiar desses pilares para que tenha uma imunidade poderosa.


O corpo é como uma máquina. Necessita de manutenção, cuidados com o manuseio e que as instruções de uso sejam respeitadas. O mau uso desse corpo também tem suas consequências.


Em condições normais de saúde, existem hormônios que são secretados pelo nosso corpo enquanto dormimos. Outros com o amanhecer, simplesmente devido à presença de luz solar. Alguns dependem de alimentos para serem sintetizados. E há aqueles que dependem de outros hormônios para que se tornem funcionais.

Os hormônios são algumas das muitas peças que constituem a "máquina humana", assim como as células imunológicas, componentes do sangue, órgãos, vísceras, ossos, pele e tudo mais. Se os níveis dos hormônios estão baixos, normais ou altos, as outras peças responderão de acordo, e terão as consequências em todo um sistema interligado de feedback, ou seja, AÇÃO E REAÇÃO. Assim, para que o corpo funcione em harmonia, todos os seus componentes devem estar equilibrados, e também as glândulas produtoras de hormônios devem funcionar normalmente.


Então, quais são as duas ações diárias que também interferem na qualidade do nosso sistema imunológico?

 

AÇÃO #1

DORMIR

Quando dormimos mal ou insuficiente constantemente, os hormônios que seriam produzidos durante o sono, ou não estarão disponíveis quando solicitados, ou estarão em uma concentração inadequada, o que desencadeará as demais respostas fisiológicas para alterar seu desempenho.

REAÇÃO #1

Nossa resposta cognitiva se comporta lentamente. Não temos raciocínio rápido ou lógico com grande facilidade. Ficamos irritados e desconfortáveis, temos mais tendência a dores de cabeça, resfriados, fadiga, ansiedade, compulsão alimentar, o ciclo menstrual se altera, pode haver excesso de peso e problemas de pele, dificuldades de fertilidade e baixa libido, entre muitas outras manifestações que podem acontecer.

Você pode não ter percebido até hoje, mas cientificamente diz-se que em média um adulto deve dormir 8 horas por noite e isso significa 1/3 da vida. Portanto, alguém com 90 anos terá dormido, em média, 30 anos. Então, se você levar em conta o tempo da vida que deve passar deitado para dormir, entenderá que é em média 33% dos seus anos vividos. Você tem que fazer isso direito!

Esta é apenas uma ação diária (dormir), e que grande impacto causa na saúde! Além de tudo o que foi dito sobre a importância fisiológica do sono, ele é essencial porque é onde o fluido cerebral é reabastecido.

Há ainda outra disciplina, a Psicanálise, que afirma que nesse período se processam as informações geradas durante o dia, bem como se produzem os sonhos - uma ferramenta muito importante na psicoterapia.

AÇÃO #2

ALIMENTAÇÃO

Dieta não é sinônimo de regime. A dieta alimentar é o próprio alimento, ou seja, do que são feitas as porções, as combinações entre os alimentos, os horários certos para comer, e as restrições alimentares e as alergias a serem levadas em consideração. Isso também incluem os líquidos ingeridos.

Na dietoterapia e na fitoterapia que compõem dois dos Pilares da Medicina Tradicional Chinesa, a escolha do alimento * deve respeitar as características pessoais, que são individuais em cada ser humano.

É necessário fornecer um equilíbrio dinâmico ao corpo. Isso significa que há movimento. Existem mudanças nesse equilíbrio. Nada em excesso. Nada em deficiência. Tudo em equilíbrio, moderado e racional. Hoje em dia, o fast food está cada vez mais frequente para adaptar aos horários inflexíveis entre trabalho, rotina familiar e diversão. Mas será que o tempo é realmente o problema para a má qualidade da alimentação? Na minha experiência como Coach, o problema não é o tempo em si, mas como o administramos. Portanto, o que deveria ser uma prioridade é substituído por outra coisa, que é realmente secundário ou mesmo supérfluo.

REAÇÃO #2

Desde a falha na mastigação, o alimento terá sérios problemas para ser digerido. Uma vez que esse momento é feito de forma robótica ou automática, as combinações irregulares entre os alimentos não são percebidas, e muito mais quantidades são consumidas a mais do que o necessário. Haverá dificuldades de digestão, problemas estomacais, sobrecarga do fígado, também os rins e o coração serão afetados por excessos e assim por diante, como uma reação em cadeia. Não há dúvida de que em algum momento o corpo cobrará seu preço. Se você não prestar atenção aos sinais logo que eles aparecem, poderá ser tarde, quando os sintomas mais sérios surgirem.

Agora, onde os pilares do TCM entram? Vamos refletir.

O primeiro Pilar do MTC é a meditação. Existem outras publicações que já expliquei sobre o assunto e agora vou mostrar como você pode usá-la para dormir bem e comer com mais consciência. (Aqui você encontra um vídeo com dicas para estimular sua meditação).

O princípio básico da meditação é que você deve estar presente. O tempo todo você deve "observar" a presença. Observar não é um termo muito preciso, mas para a compreensão ocidental torna-se mais claro se eu colocar desta forma. Portanto, na hora da alimentação, esteja presente no que deve fazer. Cuide o que você coloca no seu prato. Cuide cada mordida e de sua mastigação. Tome cuidado para não ingerir líquidos durante as refeições. Cuide para comer em um ambiente tranquilo, sem brigas, que seja gostoso. Cuide de sua postura ao sentar. Tome cuidado para não se distrair e principalmente desligue o celular e os aparelhos eletrônicos. Claro que você pode bater um papo, ouvir um pouco de música e se divertir nesse momento. Mas, com este pequeno ajuste na hora de comer, você já verá grandes mudanças na sua digestão, e, além disso, ao selecionar melhor a sua alimentação, você terá maior probabilidade de ingerir uma maior variedade de vitaminas, minerais, aminoácidos, proteínas e outros nutrientes que o corpo realmente precisa, evitando assim porcarias e alimentos gordurosos.

Quanto ao sono bom, é necessário verificar quais são os fatores que estão interferindo nesse momento e estabelecer os ajustes necessários. Muitas vezes é o pensamento acelerado que não permite um sono tranquilo. Também pode ser dor física, conflitos emocionais e interpessoais. Ansiedade, depressão, luto, estresse, preocupações e transtornos alimentares também são alguns dos fatores que interferem diretamente na qualidade do sono.

Para conseguir um bom resultado na imunidade com essas duas ações, comer e dormir, você pode ir a um bom profissional de MTC, que também seja qualificado em dietoterapia de acordo com esses princípios, para orientá-lo e estabelecer a melhor terapia para você. O propósito de integrar os Pilares da Medicina Tradicional Chinesa aos seus hábitos é excelente para que a sua saúde seja tratada totalmente, ou seja: corpo-mente-espírito. Trabalhando centenas de pontos de energia através de vários meridianos que circundam o corpo e com base nos princípios dos 8 Pilares do MTC, você colabora para que sua saúde seja longa e próspera.

Você entende agora que as sementes de limões nunca podem gerar outra coisa senão limões?


Maus hábitos nunca podem levar a uma vida saudável!


Portanto, a parte fácil é que existem muitos profissionais treinados, com as ferramentas adequadas para apoiá-lo com as terapias, e que podem orientá-lo nas mudanças que você deve fazer. Mas, fora isso, as mudanças, no final das contas, quem deve colocar em prática é você.


Portanto, para uma vida longa e próspera, o mais interessado deve ser você!


Estou aqui para apoiá-lo com essas questões que gritam para despertar sua consciência e abrir seus olhos. Além disso, posso atendê-los em meu escritório com todas as ferramentas que me ensinei a usar ao longo dos meus 24 anos (e contando) de estudos e trabalho árduo. E acredite, sempre será um grande prazer poder fazer parte da sua evolução como pessoa, na sua saúde e espiritualmente.


Comece com esses ajustes simples e, em seguida, colha bons resultados em sua saúde!


O novo endereço do meu escritório está em reforma e será divulgado em breve. Não o perca!


As palavras destacadas em verde são links para você encontrar mais informações relacionadas e aprender mais sobre elas. Eu convido você a vê-las.


Te vejo em breve nos próximos posts. Espero que tenha gostado e que compartilhe esse material que mais pessoas possam fortalecer sua saúde e buscar ajuda terapêutica também com a milenar Medicina Tradicional Chinesa, que eu adoro!

Se cuida! Com carinho,

Dra. Sabrina de Campos

Como profissional da saúde há duas décadas, acumulando muitos conhecimentos e experiências, e a cada dia me aprofundando mais na medicina oriental, que tem sua filosofia holística onde vemos o ser humano como um ser integrado em toda sua individualidade, e agora como aluna de psicanálise, me vejo com toda liberdade para dizer que, por causa dessa responsabilidade que recai sobre mim, não vou induzir ninguém, por meio de minhas publicações, a se automedicar, por qualquer indicação que seja esperada com os temas que me proponho explorar. Portanto, não fique chateado se você não conseguir encontrar uma receita convencional aqui para se livrar de um aborrecimento. Isso porque, se a origem de sua doença ou enfermidade não for tratada, um medicamento ou outra indicação que eu possa dar a você poderia ocultar a verdadeira causa dessa condição, reduzindo a dor ou o sintoma, que poderia agravar seu estado de saúde com o tempo. Portanto, uma consulta individual é extremamente necessária para que um tratamento eficaz seja proposto.”


*alimentos: para a medicina tradicional chinesa, estão incluídos os Reinos vegetal, animal, mineral e fúngico, e as características de cada ingrediente são levadas em consideração de acordo com outros princípios, que não a nutrologia ocidental. Este tópico será tratado em um assunto futuro.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square