top of page

A fitoterapia a serviço do sono!


Os seguidores da Doctor Eco Spa já sabem que a fitoterapia é um dos 8 pilares da Medicina Tradicional Chinesa e que, embora seja uma terapia natural, não se deve usar uma erva ou planta sem saber.

Pode acontecer o uso acidental de plantas que são semelhantes em aparência a outras tóxicas. Há também o perigo de envenenamento, efeitos colaterais e adversos, interações medicamentosas e alergias, e devem ser consideradas todas essas possibilidades de forma individual, para cada paciente.


Por tudo isso, eu não recomendo que você use uma erva que você não conhece, mesmo que a comadre do seu vizinho te ofereça como um tratamento seguro!


Lembre-se que a medicina começou assim, há muitos milênios, com o uso da botânica e também com todos os recursos naturais, como partes de animais terrestres e marinhos, algas e minerais entre outros.


Agora eu quero que você conheça de uma forma muito genérica algumas das ervas mais usadas para distúrbios do sono, ansiedade e depressão, e que você pode usar para quando precisar acalmar seu espírito, para diminuir a ansiedade, melhorar o seu humor e, assim, sentir-se em paz durante o dia e à noite, e ter uma melhor qualidade em seu sono.


* Se você sentir algum desconforto ao usar qualquer um destes chás, pare imediatamente de usá-lo e vá a um centro de saúde. *


1- CAMOMILA (Matricaria chamomilla)


O principal uso da camomila está relacionado a distúrbios digestivos, pois uma de suas propriedades é reparar e proteger a mucosa gástrica. Portanto, você pode usá-lo no caso de gases intestinais, indigestão, intestino irritável, doença de Crohn ou situações de perda de apetite.

Outra de suas aplicações está relacionada a doenças respiratórias, como asma ou bronquite, ou problemas de mucosa, como sinusite. Por outro lado, sua eficácia é comprovada para aliviar a dor da menstruação e dor nas articulações (reumatismo).

Mas há mais, e é que suas propriedades o tornam perfeito como protetor hepático, uma vez que ajuda a prevenir doenças associadas a esse órgão. A camomila também é um diurético com o qual você pode prevenir o colesterol no sangue ou a arteriosclerose. Também é recomendado em caso de depressão, ansiedade ou insônia. E por que nesses casos? Porque tem um alto poder de relaxamento nos músculos, o que torna mais fácil para você adormecer sem problemas.

Por último, mas não menos importante, também tem utilidade na doença periodontal, inflamação gengival e gengivite.


2- LAVANDA (Lavandula angustifolia)


Esta planta contém propriedades poderosas que a tornam uma grande aliada da saúde. Na verdade, tem sido a base de muitos medicamentos ou produtos que contribuem para o bem-estar das pessoas.

Tem propriedades anti-inflamatórias.

É cicatrizante e antisséptico, por isso é útil para evitar bolhas após uma queimadura e infecções em feridas.

Serve para dormir graças às suas propriedades relaxantes, ansiolíticas e sedativas.

É um ótimo analgésico natural.

Tem propriedades adstringentes devido à sua contribuição em tanino.

É antiviral e antibacteriano.

Suas propriedades antioxidantes o tornam útil para combater problemas de pele, como a acne. Ao mesmo tempo, protege as células do corpo.


3- VALERIANA (Valeriana officinalis)


Suas propriedades são excelentes para o tratamento de estados neurotônicos, especialmente em casos de ansiedade e distúrbios do sono. Tem sido conhecido e usado desde os tempos antigos. Já os médicos gregos e romanos prescreveram-no como diurético, analgésico e para a tosse. Em meados do século XVIII, Hill (médico inglês) apontou seus efeitos nervosos sedativos. Tradicionalmente tem sido usado em casos de ansiedade, excitabilidade e insônia e como um antiespasmódico. Mas também tem sido usado para combater dor de cabeça, cólica intestinal, dor reumática, dismenorreia; topicamente em cortes, pequenas inflamações e para acne. A medicina tradicional chinesa também inclui sua utilidade em resfriados, contusões e problemas de menstruação.


4- HYPERICUM (Hypericum perforatum L.)


Externamente, a erva de São João tem um efeito vulnerável, devido ao seu conteúdo de taninos e essências. Modera a reação inflamatória nos tecidos ao redor da ferida ou hematoma e é antisséptico. Portanto, a erva de São João sempre foi usada para curar feridas e queimaduras. Atualmente, para esta indicação, é usado na forma de preparações oleosas (óleo de erva de São João).

Internamente possui propriedades antiespasmódicas e vitamina P, atribuídas ao seu conteúdo de flavonoides, pelo que se justifica que tenha sido tradicionalmente utilizado em casos de gastrite, espasmos intestinais, asma, hemorragias, varizes e fragilidade capilar.

Mas, principalmente, a erva de São João se destaca por seu efeito antidepressivo, com redução do comportamento agressivo e melhora dos principais sintomas da síndrome depressiva em humanos, como falta de concentração, fadiga e insônia, por isso é atualmente utilizada no tratamento de formas leves ou moderadas de depressão (seu uso não é indicado para o tratamento da depressão grave). Além disso, o uso da erva de São João não causa sonolência e não tem influência negativa na capacidade de dirigir e usar máquinas pesadas.

Recentemente, os efeitos antivirais desta planta também foram estudados, obtendo bons resultados em altas doses.

Por outro lado, na medicina popular, a erva de São João ainda é usada como antidiarreico, diurético, contra a enurese noturna, o reumatismo e a gota.


5- MARACUJÁ (Passiflora incarnata)


A flor do maracujá é conhecida por suas propriedades calmantes e relaxantes. No entanto, este não é o seu único atributo. Também tem propriedades medicinais: ansiolíticos e sedativos (glicosídeos cianogênicos), o que ajuda a adormecer; apresenta poder analgésico e anti-inflamatório; adstringentes, graças à sua composição de taninos; antioxidante; tem propriedades antiespasmódicas; contém flavonoides (quercetole, luteol, vicenina e vitexina).


Para preparar um chá com qualquer uma dessas ervas, você deve fazer uma infusão com 1 colher de sopa das flores secas em uma xícara de água quente. Aguarde de 5 a 10 minutos com essa infusão para coar e consumir o chá. Você pode tomá-lo morno ou fresco e, de preferência, sem açúcar.


Quero enfatizar que nenhuma erva deve ser consumida por um longo período sem supervisão de um médico ou terapeuta treinado.

Normalmente, como parte dos tratamentos na Medicina Tradicional Chinesa, a fitoterapia é usada durante 10, 30, 60, 90 ou 180 dias, dependendo de como é a evolução na saúde e também de sua composição, ou seja, a mistura de ervas de uma formulação.


Agora que você tem um pouco mais de informações sobre essas 5 plantas, que você pode encontrar em qualquer mercado ou loja de alimentos naturais, por que não usá-las como parte de seus hábitos saudáveis, evitando assim o uso de medicamentos a longo prazo?


Na Doctor Eco Spa estão disponíveis vários tratamentos que associados podem trazer uma recuperação da saúde de forma rápida, natural e sem efeitos secundários.

Para agendar a sua consulta, enviar uma pergunta ou comentários utilize os nossos meios de comunicação disponíveis no site oficial.


Siga Doctor Eco Spa nas redes sociais para estar sempre bem informado e compartilhar essa semente com aqueles que você ama!


Para saber mais sobre esse tema você pode consultar os links abaixo.



Bibliografias



תגובות


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags