NÃO AGUENTO MAIS DE DOR!


O tema de hoje é sobre a queixa de grande porcentagem dos meus pacientes do consultório. E, se não é exatamente a queixa principal, é a que vem logo em seguida! DOR NA COLUNA! “Não me maltrate e vamos viver bem!” Esta foi a mensagem final do Dr. Geraldo Alckmin, médico anestesista, no prefácio do livro* “Coluna ponto e vírgula” escrita pelo Prof. Dr. José Goldenberg, renomado médico reumatologista, que explica muito claramente grande parte das nossas dúvidas sobre os problemas de coluna e de seus mitos. Se sua coluna pudesse falar, não lhe parece algo obvio aquela exclamação? Enquanto os avanços na medicina e também na tecnologia possibilitam que vivamos mais anos, nossos maus hábitos impedem que desfrutemos com real qualidade a nossa longa vida.

Segundo a OMS, há pouco mais de 30 anos foi erradicada a varíola, e há pelo menos 20 anos também a poliomielite foi erradicada no Brasil graças a ações preventivas de vacinação e conscientização da população. Isso e outros fatores, como o saneamento básico, maior acesso aos postos de saúde e distribuição de recursos fez reduzir a taxa de mortalidade por aqui. Porém, se você já observou, costumamos deixar bem para depois aquelas ações que dependem muito mais só de nós e à primeira vista nos parecem simples demais para produzir efeitos excepcionais na nossa saúde. É o caso da nossa “pobre” coluna que acaba pagando por nosso descaso.

Lordose, escoliose, cifose, tensão nos ombros, hérnia de disco, bico de papagaio, pinçamento no ciático, adormecimento ou inchaço das pernas, cervicalgia, déficit de movimento de pescoço, dos ombros ou pernas, insônia, fadiga, enxaqueca, gastrite e muitas outras moléstias podem ser resumidas a uma só palavra: dor.

Quase sempre essas dores aparecem em decorrência da nossa negligência. Não damos a devida atenção ao nosso corpo. O sujeitamos o tempo todo a nos servir sem pensar que a curto, médio ou longo prazo ele reclamará pelos serviços prestados. Mas algumas ações podem corrigir essa falta de atenção.

Se adquirimos o hábito de sentarmos corretamente, seja no sofá, na cadeira do trabalho ou na hora das refeições assim como em qualquer outra situação; se escolhermos o travesseiro e colchão corretos; se utilizarmos sapados adequados, e corrigirmos nossa postura ao carregar bolsas ou outros acessórios, ao usarmos celulares e todos os aparelhos que nos conectam por horas na internet, já estaremos poupando nossa coluna de muitos impactos, compressões, maus tratos e danos (irreversíveis em alguns casos). Ao nos conscientizarmos dessas pequenas ações, que em porcentagem abarcam as 24 horas do nosso dia, iremos diminuir ou até mesmo eliminar muitos problemas na coluna, elevando muito mais a nossa qualidade de vida. E sem nos esquecermos de que quanto antes iniciarmos estes cuidados, melhor! Então, vamos ensinar também nossas crianças para que adquiram desde cedo o bom hábito de cuidar da postura. Agora, se você já padece de algum desconforto na sua coluna, aqui vem a boa notícia!

A medicina tradicional chinesa (MTC) disponibiliza muitos recursos para aliviar e tratar essas dores. Ela vem ganhando cada dia mais espaço na nossa sociedade como parte das terapias multidisciplinares, como é o caso da orientação de muitos ortopedistas para que o paciente seja reabilitado através de tratamento fisioterápico, dieta, atividade física e acupuntura. As massagens também entram aqui neste contexto, lembrando que são o 8ª Pilar da MTC. Muitas vezes o que precisamos é liberar um pouco de tensão que acumulamos na nossa rotina diária. Em algumas situações, o melhor mesmo é evitar qualquer atividade que possa piorar o quadro de dor. Por exemplo, no caso de hérnia de disco. Nem sempre a aula de yoga será útil! E também não é o momento mais adequado para levantar peso na academia! Busque sempre a orientação de um profissional para certificar-se da atividade que te fará bem.

Fortalecer as estruturas também é ótimo e você pode conseguir isso de várias formas. Mas lembre-se, procure sempre a orientação de um educador físico e diga-lhe do seu problema. Ele saberá lhe dizer quais exercícios você pode praticar e a intensidade de cada um deles. Se a balança está acusando que o excesso de peso é o responsável pela tua dor nas costas, cabe a você procurar um nutricionista ou um endocrinologista para que faça as devidas correções na alimentação e consiga um resultado duradouro. Nada de fazer dieta da moda, hein! Pois poderia causar danos ainda maiores. Se você já passou por inúmeros especialistas, já realizou diversos exames e tudo indica que não existe uma lesão estrutural, fique feliz e de mais atenção à sua postura! Comece a cuidar dela hoje mesmo.

Na Medicina Tradicional Chinesa também utilizamos a fitoterapia. É o 5ª Pilar da MTC. Seja para uso tópico ou através de cápsulas ou chás, sempre há algo que promova a melhora sem prejudicar outras partes do seu organismo. Diferente da medicina convencional, no qual a maioria dos antiinflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares acabam prejudicando o estômago, o fígado, intestinos e rins. Então, agora você já sabe: de olho na postura! E se precisar, agende sua avaliação grátis, aqui na Doctor!

Gostou desta matéria? Curta e compartilhe! E vamos espalhar a semente do bem!

Siga nas redes sociais @DoctorEcoSpa - o teu canal da saúde e do bem estar

Contato: doctorecospa@gmail.com / Tel. (15) 3018.7055

Dra. Sabrina de Campos é farmacêutica, esteticista, acupunturista, terapeuta fito-floral, coach e CEO em Doctor Eco

*GOLDENBERG, José. Coluna ponto e vírgula: colocando um ponto final nas dúvidas, colocando uma vírgula nos mitos. 7. ed. São Paulo. Atheneu, 2007

#saúde #dor #coluna #tratamento #terapia #multidisciplinar #acupuntura #personal #fitoterapia #fisioterapia #yoga #taichichuan #bemestar #medicinachinesa #medicinapreventiva #ortopedia #lesão #postura #costas #ombros #torcicolo #cervicalgia #lombalgia #lordose #escoliose #cifose #academia #chá #remédio #hábitos #qualidadedevida #enxaqueca #osteopatia #mobilidade

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square