MEDITAÇÃO - Parte 1


O primeiríssimo pilar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a MEDITAÇÃO, vem ganhando terreno no Ocidente, graças à também crescente busca por alternativas naturais para manter e melhorar a saúde física e mental, e a conexão com o espiritual.

Como dito em post anterior, a MTC é um conjunto de ações nas quais encontram-se registros históricos de há mais de 4000 anos de prática no qual a pessoa é vista como um ser integral.

Nos dias atuais, onde há predomínio do "fast" (rápido, em inglês), parece uma utopia pensar em interromper as atividades cotidianas para praticar a meditação. Mas, será que estamos interpretando essa informação da forma correta? E mais, se é tão benéfico como dizem, por que apenas agora essa atividade começou a aparecer na nossa sociedade?

No meu ponto de vista, não necessariamente precisamos interromper nossas atividades para praticá-la. O ideal seria começar o dia com a meditação, antes de qualquer outra atividade!

Porém, na impossibilidade de levantar-se 15 minutos mais cedo, por que não integrá-la como um compromisso na agenda?

Quanto à segunda questão, para mim parece ser muito mais uma particularidade cultural o fato de não termos a prática da meditação como um hábito no Ocidente. Graças à Globalização, hoje temos acesso a informações que antes não tínhamos. Mas, com certeza você já ouviu falar (muito) sobre o maior meditador de todos os tempos: Jesus Cristo!

As células nervosas do nosso cérebro geram impulsos elétricos e a frequência dessas ondas é medida em ciclos por segundo ou Hz (Hertz). Essas ondas oscilam durante as 24 horas do dia, estando nós acordados (em vigília) ou dormindo, e dependendo da atividade que estejamos executando, ou ainda do nosso estado emocional, essas "ondas cerebrais" se comportam de determinada forma. Portanto, até os nossos pensamentos são capazes de alterá-las, de forma que influenciam diretamente na nossa saúde e qualidade de vida, como por exemplo no quadro de ansiedade ou de depressão.

Estudos demonstram que a prática da meditação podem modular esses padrões.

CONHEÇA ALGO SOBRE AS ONDAS CEREBRAIS DELTA, THETA, ALPHA E BETA

ONDAS DELTA: Estado de sono muito profundo. A melatonina, hormônio de crescimento, o qual é associado à cura e à regeneração dos tecidos, fica estimulada durante esse período.

Frequência: 0 e 4 Hz

ONDAS THETA: Mais lenta que as ondas Alpha. Estado de sono, mas também de meditação profunda. Durante este estado, somos receptivos às informações além da nossa consciência normal. Podemos nos beneficiar das ondas Theta, reprogramando nossa mente com ideias que acreditamos serem realmente benéficas. Isto pode nos prevenir determinados padrões de pensamentos prejudiciais.Pessoas com déficit de atenção, não conseguem sair do estado Theta em eventos que necessitem foco e atenção. No entanto a maioria das pessoas conseguem naturalmente alterar entre os padrões Beta, Alpha e Theta em situações em que extremo foco da mente é necessário.

Frequência: 4 e 7 Hz

ONDAS ALPHA: São chamadas de ondas de Berger em homenagem ao fundado do EEG. É o estado de sonho, relaxamento e meditação. Baixa atividade cerebral. Estado altamente benéfico, ressonando por todo o córtex cerebral. O famoso "estar em Alpha". A expansão da consciência. Estado de super aprendizado e criatividade. Situa-se entre o estado de sono e o de alerta. É a porta para níveis mais profundos de consciência. Uma variante alfa chamada mu (μ) pode ser encontrada sobre o córtex motor (couro cabeludo central), a qual é reduzida com o movimento, ou a intenção de se mover. Ondas alfa não começam a aparecer até três anos de idade. São reduzidas com os olhos abertos, sonolência e sono.

Frequência: 7 e 12 Hz

ONDAS BETA: O padrão de onda cerebral mais rápido. Quando você está no estado de alerta, excitação, concentração e cognição. No chamado estado de vigília. Neste estado, você pode executar tarefas que necessitem de sua atenção. Este é o nosso estado normal. Em níveis mais rápidos associa-se esse padrão à doença, ansiedade e desarmonia.

Frequência: 13 e 40 Hz

"Meditar não é controlar a mente, e sim fazer com que a mente deixe de te controlar!"

PARA QUE SERVE, COMO, ONDE E PORQUE MEDITAR VOCÊ VAI SABER AGORA!

Seus benefícios são para o corpo, para a mente e para o espírito. Se não bastasse o simples fato de melhorar a autoestima, veja abaixo uma pequena lista de benefícios que a prática regular da meditação pode trazer para a tua saúde:

1. Traz profunda paz interior

2. Proporciona maior sensação de bem-estar

3. Melhora a atividade cerebral

4. Eleva a espiritualidade

5. Desenvolve a compaixão pelos outros

6. Possibilita uma visão mais positiva da vida

7. Desenvolve uma maior compreensão emocional

8. Aumenta o nível atual de consciência

9. Relaxa profundamente o corpo e a mente

10. Aumenta seu nível de inteligência

11. Melhora seus níveis de energia

12. Amplia a sua concentração

13. Aumenta a sua motivação interna

14. Ajuda a construir um sistema imunológico mais forte

15. "Desperta" a sua mente

16. Diminui os níveis dos hormônios destrutivos do estresse

17. Aumenta sua felicidade externa e interna

18. Melhora o fluxo sanguíneo no cérebro

19. Constrói novas conexões neurais no cérebro

20. Ajuda a manifestar seus verdadeiros desejos

21. Diminui a dor crônica

22. Funciona como uma alternativa rápida para um descanso profundo

23. Cura traumas passados

24. Melhora a sua memória

25. Melhora a sua capacidade de visualizar

26. Desenvolve uma maior empatia

27. Conecta você com Deus

28. Desenvolve uma mente mais criativa

29. Desenvolve o crescimento pessoal

30. Contribui para criar mais paz na Terra

31. Faz você passar mais tempo consigo mesmo

32. Melhora os padrões de comportamento negativos

33. Melhora a clareza e a qualidade dos pensamentos

34. Melhora os relacionamentos e a vida social

35. Faz você se sentir à vontade em qualquer ambiente

36. É a técnica de relaxamento mais eficaz

37. Reduz e supera a insônia

38. Ajuda a largar o vício das drogas e do álcool

39. Auxilia a abandonar um hábito viciante

40. Melhora a vida sexual e a libido

41. Ajuda a regular a pressão arterial

42. Substitui sofrimento por compreensão

43. Desenvolve um estado de desapego

44. Auxilia na produção de neurotransmissores vitais

45. Aumenta a produção de hormônios saudáveis

46. Retarda a deterioração física e o processo de envelhecimento

47. Ajuda a superar antigos e limitantes padrões

48. Aumenta a produtividade no trabalho

49. Limpa seus centros de energia ou chacras

50. Ajuda a conter a raiva (e outras emoções negativas)

51. Ajuda a equilibrar desordens alimentares

52. Auxilia nos quadros de tics e manias

53. Forte aliado nas síndromes de pânico e maníaco-depressivas

Essa lista poderia continuar, mas creio ser suficiente para aguçar tua curiosidade em participar de uma aula de meditação conosco! - SAIBA DIAS E HORÁRIOS NO SITE

Espero que você tenha eliminado algumas dúvidas com esta matéria tão sucinta. Porém, desejo muito mais ter te causado uma inquietação por agregar essa prática ao teu cotidiano!

Deixo abaixo algumas frase de personagens ilustres.

"Ensina a criança o caminho em que deve andar, e mesmo quando seja idoso não se desviará dele." - Rei Salomão - Provérbios 22:6

"A arte mais divina de todas é a de curar. E, se curar, é o que há de mais divino, deve ocupar-se tanto da alma como do corpo, pois nenhuma criatura pode ter saúde se sua parte mais elevada estiver doente." - Pitágoras

"Graças à meditação, o espírito acalma-se e torna-se menos agressivo. É no entanto verdadeiramente difícil manter esse estado de espírito positivo, quando somos confrontados com as circunstâncias da verdadeira vida. A meditação é um treino, graças ao qual criamos as condições que nos permitem enfrentar o mundo real. Mas, se não efetuarmos uma fusão harmoniosa entre as fases de meditação e os períodos de pós-meditação, esse nosso esforço espiritual pode revelar-se totalmente vão." - Dalai Lama

"A ação perfeita é o fruto da meditação perfeita." - Bhagavad Gita

"Quem conhece os outros é sábio; Quem conhece a si mesmo é iluminado." - Lao Tsé

"Penso 99 vezes e nada descubro; deixo de pensar mergulho em profundo silêncio e eis que a verdade me é revelada" - Albert Einstein

"Não temos condições de ensinar nada as pessoas; só podemos ajudá-las a encontrar o que já esta nelas." - Galileu Galilei

#canseira #ESTRESSE #stress #meditação #hábitos #ondascerebrais #pazinterior #reflexão #meditar #vícios #intolerância #preocupação #gastrite #traumas #pressãoalta #depressão #consciência #inteligência #felicidade #espiritual #comportamento #clareza #relaxamento #insônia #libido #equilíbrio #produtividade

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square