Ansiedade e Depressão - será o mal do século?


Seja bem-vindo ao Blog super zen, da Doctor Eco Spa!

Sempre pensando em lhe proporcionar uma saúde cada vez melhor, aqui está recheado de Good Vibes e muitas informações fáceis de entender para você poder refletir e aplicar no seu dia-a-dia!

O tema de hoje: Ansiedade e Depressão. São doenças psicossomáticas que atingem ambos os sexos, sem restrição de faixa etária ou classe econômica e, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as estatísticas para o futuro próximo não são nada boas.

Então através do Blog de hoje, estabeleci a missão de lhe mostrar de um ponto de vista diferente como podemos alterar essa previsão e evitar muitos problemas devido a esses estados emocionais: ansiedade e depressão.

Fazendo uma analogia entre "O TEMPO - os tempos verbais e suas variações“ e esses estados emocionais que vem ganhando muita atenção no meio médico, através deste Blog, que também já é um vídeo, procuro tornar essas informações acessíveis para o maior número de pessoas. Vou abordar 6 pontos muito importantes para despertar tua consciência sobre o tema "Ansiedade e Depressão".

Antes uma advertência: você não precisa concordar comigo, e isso não me ofende de forma alguma. Mesmo porque, nem sempre eu pensei da forma que eu penso hoje. Mas ainda que você não concorde, pelo menos pense no que vou te falar! Vamos lá?

Existem três momentos verbais: Presente, Passado e Futuro. E em cada um deles, suas variações.

A maior parte das nossas enfermidades ou dos nossos sofrimentos, que eu resumo a uma única palavra - dor - está enlaçada com qualquer tempo verbal e que não é o Presente. Mesmo a Síndrome do pânico não esta relacionada exclusivamente com o Presente.

Veja estes dados que encontrei no site do Hospital Albert Einstein:

“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em estudo divulgado em fevereiro de 2017, existem 264 milhões de pessoas no mundo com diagnóstico de transtorno de ansiedade, o que corresponde a uma média de 3,6% da população mundial. Além disso, estima-se que até 2020 a depressão será a principal doença incapacitante do mundo e, até 2030, ela será a doença mais comum, acometendo mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde. Além disso, para o ano de 2017 a OMS lançou o lema “Let’s Talk” (“Vamos Conversar”) que visa discutir a depressão a fim de buscar medidas preventivas e de tratamento para este transtorno”.

Agora vamos aos pontos que quero trazer à tona para despertar sua consciência.

1) De cada 100 pessoas que você conhece 3 fazem parte das estatísticas da OMS, inclusive uma delas pode ser você.

2) Tratamento exclusivamente medicamentoso só apresenta resultado positivo para tratar a ansiedade ou a depressão se o paciente tem uma deficiência da produção das substancias responsáveis pela emoção fisiológica contrária à ansiedade / depressão. Ou seja, se há um problema anatômico ou de funcionamento do cérebro que não produz os hormônios ou autacóides, como serotonina e endorfina, em quantidades diárias e suficientes ou necessárias.

Mas, qual é o índice dos pacientes que apresentam esse "defeito" no cérebro? Essa pequena fração de pacientes deve tomar sim o medicamento continuamente, e provavelmente pelo resto da vida. Ainda assim, não creio que o resultado seja 100% eficiente com o tratamento puramente medicamentoso.

3) A maior porcentagem dos pacientes que não têm esse "defeito" do cérebro, como tratamento acabam também tomando apenas o medicamento, e na minha análise não estão tratando o problema em si. Estão apenas mascarando a real doença. Deveriam buscar tratamento multiprofissional, por exemplo, psicanálise e terapias alternativas.

4) Agora a questão TEMPO. Lembra-se dos momentos verbais que mencionei? Veja isso:

ANSIEDADE ESTÁ PARA O FUTURO ASSIM COMO A DEPRESSÃO ESTÁ PARA O PASSADO.

Pense comigo: agora, exatamente neste instante, o que está faltando? Faça uma pausa na sua leitura e reflita alguns instantes sobre essa pergunta.

Se você está ansioso - você está se pré-ocupando por algo que ainda não aconteceu, e pode ser que nunca aconteça! Está lá no futuro. Este tempo não é real.

Se você está deprimido - você está arrastando seu passado dia após dia. E está esquecendo de que o que aconteceu já não existe mais!

O único momento que realmente existe é o que você está desaproveitando. É o que você está deixando de viver!

Você está enlaçando o agora com acontecimentos virtuais, de um passado que já se foi (acabou), e de um futuro que não existe.

Vamos falar de verbos reais: SER / ESTAR - no Inglês: to be

Eu SOU o agora

Eu ESTOU aqui, neste momento.

Sempre será assim. O momento presente.

5) Agora que você tem consciência disto e tem em suas mãos o poder de escolher: onde você está?

As suas escolhas lá no passado lhe trouxeram para essa realidade que você está hoje. Você gosta dessa realidade?

As escolhas que você fizer agora e daqui para frente determinarão como você quer estar no Futuro, que pode se daqui um minuto, amanhã, semana que vem, em 15 anos e etc.

6) Lembra-se das "Estimativas" da OMS para 2020 e 2030? NÓS PODEMOS MUDAR AQUELES NÚMEROS!

A partir do momento em que temos consciência dessas informações podemos escolher, decidir: em qual momento verbal eu quero estar e ser!

Ainda tenho mais uma boa notícia para você!

Se você faz parte daquelas estatísticas da OMS ou se conhece alguém que está sofrendo com ansiedade ou depressão, saiba que através da Medicina Tradicional Chinesa (que é muito mais do que as agulhas que você já ouviu falar) nós temos muitas ferramenta para ajudar nessa jornada para que possa viver o agora ao 100%, e por toda a vida!

Vem pra Doctor Eco Spa! Vamos fazer uma avaliação grátis e aliar todas essas ferramentas poderosas ao tratamento que você já esteja realizando.

Um beijão!!

Sabrina

Curta e compartilhe essa matéria com quem você quer bem!

Se você quer saber um pouco mais do meu trabalho e conhecer mais sobre a Medicina Tradicional Chinesa, clique aqui.

Veja a versão deste Blog em vídeo - clique aqui.

#ansiedade #depressão #tristeza #preocupação #OMS #pressãoalta #antidepressivo #psicotrópico #medicina #medicinapreventiva #medicinachinesa #psiquiatria #psicologia #estadosemocionais #emoçoes #fitoterapia #tranquilizante #relaxantemuscular #pensamentoacelerado #frustraçoes #perdas #angústia #letstalk #vamosconversar #hospitalalberteinstein #futuro #passado #presente

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square